O ensino de música nas escolas pode trazer uma vasta gama de benefícios para o desenvolvimento cognitivo, motor e social das crianças.
A música, quando utilizada como ferramenta lúdica, desempenha um papel fundamental na descoberta de sentimentos, sensações e no desenvolvimento de habilidades como sensibilidade, concentração, autodisciplina e memória. Além disso, o uso da música em sala de aula contribui significativamente para o desenvolvimento da consciência corporal e espacial das crianças.
Segundo especialistas, todo esse processo é crucial para o desenvolvimento da personalidade infantil. A interação com instrumentos musicais ou atividades que demandam certas habilidades permite às crianças conhecerem melhor o próprio corpo e suas capacidades. Essa experiência, além de enriquecedora do ponto de vista individual, também se reflete em um maior entendimento e respeito pelas diferenças entre as pessoas.
Aulas de musicalização são particularmente importantes para a socialização e aprimoramento de habilidades sociais em crianças com deficiência. Dois estudos brasileiros recentes reforçam a ideia de que a música nas escolas pode ter um impacto positivo no desenvolvimento social desse grupo.
Um estudo de doutorado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) revelou que crianças com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) cometeram menos erros em suas atividades enquanto ouviam música. Embora o estudo não tenha encontrado efeitos diretos sobre a atenção — que era o foco principal —, a música parece ter ajudado a aumentar o interesse dos jovens nas tarefas realizadas.
Outro estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos, demonstrou que o ensino de música para crianças com autismo promoveu a socialização e o aprendizado. As aulas, com duração de 45 minutos, reuniam grupos de crianças de diferentes idades, junto com seus pais e responsáveis. O estudo observou que, a cada encontro, as crianças mostraram melhorias em características como participação, atenção e empatia. No final, o grupo foi capaz de realizar uma apresentação de canto em um anfiteatro, o que evidenciou o desenvolvimento alcançado.
Também podemos destacar que, para algumas crianças com deficiência, como aquelas com Transtorno do Espectro do Autismo, que podem, em alguns casos, evitar ou ignorar o contato com outras pessoas, o uso de instrumentos musicais pode ser uma abordagem muito eficaz. Além disso, a musicalização ajuda as crianças a entenderem e respeitarem o mundo ao seu redor, promovendo valores como o respeito pelo outro e a importância de saber esperar a sua vez, enfatizando a importância da convivência em grupo e do respeito às diferenças individuais.