Como já dizia Ludwig van Beethoven: “A música é o mediador entre a vida do espírito e a vida dos sentidos.”
Quem é que depois de um dia exaustivo nunca parou para colocar sua musica preferida e tudo de ruim que estava aconteceu sumiu naquele instante?
É isso que a musicoterapia tem buscado: melhorar a vida de diversas pessoas através do contato com a música.
A musica possui um poder de relaxamento e de paz para quem quer que a escute. Cada um com seus gostos, vários gêneros, mas todas elas trazem a mesma sensação para o seu ouvinte.
Conheça um pouco mais sobre esta terapia.
O que é e como funciona a musicoterapia?
Sendo das terapias alternativas mais bem vistas, a musicoterapia vem tido bastantes resultados no tratamento de pessoas com problemas emocionais, ansiedade, estresse, depressão, psíquicas etc.
A melodia e harmonia de seu ritmo, provoca na pessoa sensações positivas e grandes resultados. Isso faz com que o quadro do paciente reverta.
Este tipo de tratamento teve inicio no século XX, já que desde sempre a música sempre se mostrou como um excelente remédio e forma de tratamento mental para as pessoas.
Uma grande curiosidade sobre esta terapia, foi o seu inicio depois da Guerra Fria.
Como muitas pessoas demonstraram grandes dificuldades em se recuperar, além da frustração e depressão por terem perdido tantas pessoas, vários músicos começaram a tocar nos hospitais.
Tudo isso a fim de promover uma melhoria nos pacientes, animando um pouco do dia deles. E isso começou a surtir efeito na melhoria de diversos pacientes, que passaram a demonstrar melhorias em seu quadro de estado.
A musica é capaz de fazer com que as pessoas se interajam, melhorando o convívio social, mas não apenas isso: a música faz com que fiquemos bem conosco mesmos.
No caso de pacientes que se vêm limitados, a música consegue destravar este pensamento e fazer com que os pacientes tenham mais facilidade em absorver as informações, transmitir e até mesmo se tornarem mais criativos.
Objetivos da musicoterapia
Cada vez mais a musicoterapia vem trazendo diversos resultados satisfatórios, mesmo que ainda sendo considerada uma terapia alternativa.
Muito utilizada para tratamentos graves, como a depressão, a musicoterapia tem o principal objetivo de trazer a melhora do paciente através da música.
Além disso, temos outros objetivos alcançados.
Melhora na qualidade de vida
A musicoterapia é capaz de descarregar toda energia que sobrecarrega o paciente, ajudando-o a relaxar.
Dessa forma, sua saúde mental fica mais leve, mais prazerosa, dando a ele um padrão de vida muito mais saudável, já que muitas vezes o ritmo de vida de algumas pessoas não permitem essa paz de espírito.
Por isso é tão comum nos desligarmos do mundo quando colocamos uma musica e os fones de ouvido. É como se todos os problemas tivessem sumido, saímos de nossa realidade.
Disposição
A música é um ser poderoso. Quem é que nunca se motivou e desenvolveu suas atividades de forma muito mais eficiente e feliz enquanto escuta aquele sonzinho que tanto gosta?
É esse resultado que a musicoterapia vem trazendo em seus pacientes, gerando muito mais disposição e ajudando-os a enxergar seu reflexo interno.
Expressão corporal
A musicoterapia é capaz de melhorar ate mesmo a expressão corporal do paciente, principalmente daqueles que sofrem com alguma sequela.
A musica consegue fazer a pessoa relaxar e focar mais nas atividades, permitindo que ela se supere, sempre de forma confortável a sua saúde mental.
Combate à depressão
A música é um fator relaxante. Que ajuda a diminuir sintomas de ansiedade e depressão.
Com a musicoterapia, o paciente vai a um caminho inverso da depressão. A musica possui um efeito de amenizar a situação e trazer benefícios, distração e felicidade.
Este tipo de tratamento faz com que o paciente passe a ver o lado positivo das coisas, não dando chances de ele focar em aspectos depreciativos sobre ele próprio.
Principais benefícios da musicoterapia
Conheça a seguir os principais benefícios ao realizar a terapia com música.
- A pressão arterial passa a ser mais controlada;
- Ajuda a suportar as dores crônicas do corpo;
- Ajuda nas doenças mentais como ansiedade, depressão e estresse;
- Capacidade respiratória é ampliada;
- Capaz de estimular a coordenação do paciente;
- Dores de cabeça quase não se tornam presentes;
- Estimula a tolerância do paciente contra o câncer;
- Mais qualidade de vida;
- Melhora os distúrbios do comportamento; e
- Melhoria da expressão corporal.
Todos os estilos de música ajudam?
A musicoterapia é realizada de acordo com os gostos do paciente, já que quando você escuta alguma música que não é do seu agrado, o seu corpo e mente tende a não relaxar.
Efeito oposto ao tratamento, já que a musica é o principal fator para que haja o relaxamento do cliente, em busca de uma melhor qualidade de vida.
Outra grande questão, é a busca por músicas que estejam bem próximas com a vida do paciente, mas apenas com as questões positivas.
No caso, quando as letras retratam ou lembram sua vida passada ou de situações atuais que não o faz sentir bem, elas são evitadas.
A ideia daqui, é trazer paz e tranquilidade para o paciente, evitando qualquer efeito de negatividade para que os efeitos da terapia com música passem a ser eficazes.
Para quem a musicoterapia é indicada?
A musicoterapia é indicada para todos. Qualquer um pode fazer este tipo de terapia. Seja pessoas com:
- Altos índices de estresse;
- Com deficiências como paralisia cerebral ou autismo;
- Crises de ansiedade;
- Depressão;
- Idosos;
- Lesões cerebrais; e
- Problemas psiquiátricos.
Não é necessário ser nenhum músico para poder realizar terapias com música. Pois o principal objetivo desta terapia, não é se tornar um músico, mas sim buscar o relaxamento e sua paz interior na música.
Aprendendo a interpretar, sentir, dançar, cantar e dançar. Tudo isso do seu jeito, do jeito que te faz sentir bem da forma que você é.